Home

Porque o Mar Morto nunca enche ?

O Mar Morto tem porquê afluentes: o rio Hasa, o Muhib, o Jordão e o Zarga. muro de 1050 Km quadrados, e 80 x 18 Km. Está a murado de 417 m, aquém do nível do Mar Mediterrâneo, ou a maior depressão do mundo. Existem represas cá no Brasil, com áreas quadradas muito maiores, e que não levaram mais que 02 anos para atingir o nível supremo, acumulando unicamente 40% para não secar o curso de seus afluentes. Para onde vai tanta chuva, e porque nunca se tornou menos salgada durante estes tantos milênios ?

7 respostas

  • Publicada em 2009-01-11 por Anónimo

    Resolução::

    Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço da sua superfície, em grande segmento por culpa da exploração excessiva de seu afluente, única manadeira de chuva gulodice da região, para além da oriundo evaporação das suas águas. todavia, os especialistas são de opinião que, dentro de alguns anos, esta perda visará a estabilizar paralelamente à estudos que levem à sua vigiação e preservação, portanto, o desaparecimento do Mar Morto não aconteceria, segundo estes, nem hoje nem no horizonte.

    Atualmente, a contínua perda das suas águas (porquê já se referiu tem as suas causas na cada vez maior captação das águas do Rio Jordão, por troço das autoridades de Israel e Jordânia) culpa uma contínua redução em sua superfície e profundidade, relativamente ao nível médio das águas do Mar Mediterrâneo. No ano de 2004, este nível estava próximo de 417 metros subalterno do nível médio do Mar Mediterrâneo, o que faz com que seja a maior depressão do mundo,
    e a tendência é o aumento deste desnível durante o século XXI.

  • Publicada em 2009-01-10 por Anónimo

    Acaba não se tornando menos salgada, pelo traje da agua estar 'quase represada' , assim o processo de evaporação acaba 'retirando' a chuva e 'deixando' a enorme quantidade de sal. A salinidade da chuva ´´e tão grande que as pessoas não afundam e sim boiam ali.

  • Publicada em 2009-01-10 por Anónimo

    - Na maioria das vezes é por culpa do Sal ..
    * Mas dependendo Do lugar pode nao encher mais por culpa da seca

    - Beeeeeeijos

  • Publicada em 2009-01-10 por Anónimo

    olha á todo um equilibrio de ciclo da chuva pela sua concentraçao elevada de sal nao da para te descrever pelo yahoo..mas proicura na net..

  • Publicada em 2009-01-09 por Anónimo

    Àgua salgada ao extremo nem evapora pq está tapado por uma superfície de sal q impede q isso ocorra.

  • Publicada em 2009-01-09 por Anónimo

    prq ele é morto

  • Publicada em 2009-01-09 por Anónimo

    Porque antigamente ele tinha relação com o oceano. Agora ele só recebe as chuva dos seus afluentes, e mesmo assim essas aguás são captadas no seu trajectória ou evaporadas no próprio mar.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta